Nos meados da década de 1990 o gastroenterologista Francisco Amaral, que atua no estado de Santa Catarina, encontrava um desafio em sua profissão, o volumoso encaminhamento de pacientes para o tratamento do mau hálito (Halitose).  Esse desafio se deve ao fato de que a falta de conhecimento científico e o desconhecimento dos profissionais de saúde sobre o tema gerava a informação de que esse problema seria proveniente do estômago.

Assim Dr. Amaral passou a pesquisar a halitose e se uniu a uma estudiosa no assunto de renome internacional; sendo que paralelamente nos Estados Unidos já havia certos avanços com a descoberta da geração dos Compostos Sulfurados Voláteis (CSVs) como a grande causa da halitose, gerada na quase totalidade pela cavidade oral.

Nesta época também, houve a invenção de um aparelho capaz de analisar esses gases fétidos produzidos principalmente na cavidade oral chamado halimeter; e após outro avanço nas pesquisas da halitose foi o aparecimento de um cromatógrafo gasoso computadorizado.

Um componente químico conhecido desde o inicio do século passado, o dióxido de cloro, começou a ser utilizado como enxaguante bucal com alta eficácia e segurança para o combate ao mau hálito.

Assim o Halitfree foi desenvolvido com uma fórmula exclusiva e nasceu a empresa Produtos de Saúde em 2002. Empresa familiar fundada pela senhora Eliziane Amaral, cujo espirito empreendedor faz com que a Produtos de Saúde, com seriedade comercial, mantenha-se pujante até os dias atuais.